
ARTE e EDUCAÇÃO
Esta página está em desenvolvimento.
Enquanto você espera por ela , deixamos algumas experiências a seguir >
Eu inventei isso tudo - Daniel Dayan

Depois de "Eu te invalido" (Editora Origem, 2020), Daniel Dayan traz em "Eu inventei isso tudo" um trabalho elaborado com imagens coletadas desde 2012. Foram reunidas de maneira arbitrária, mas de forma que as fotografias se uniram criando outras percepções.
Seu segundo livro traz uma reflexão sobre a fragilidade da experiência humana e sobre a natureza das imagens.
"Em algum momento, não muito distante do agora, alguém irá retirar o pregador da sua posição atual e a cama será arranjada, como acontece todos os dias. Os panos serão utilizados para a sua devida função, e a luz, ah, essa luz não vai durar mais do que alguns segundos." Daniel Dayan
Especificações técnicas:
Formato: 21,5x15,5
Número de páginas: 72
Miolo: Offset 150g
Capa dura com laminação fosca
Tiragem limitada: 100 exemplares
Impressão: Forma Certa
Edição de 2023
Aberto pela aduana - Eustáquio Neves

"Aberto pela aduana" é o novo livro de Eustáquio Neves. Este livro nasceu de seu livro de artista que leva o mesmo nome, que faz parte do acervo do Museu Afro Brasil.
O livro tem apoio do Rumos Itaú Cultural e foi impresso na Ipsis Gráfica e Editora.
"Aberto pela Aduana, além de ser o título da exposição, é o nome da principal obra da mostra, o Livro de Artista de Eustáquio Neves, produzido a partir da manipulação de materiais de arquivo do fotógrafo, desenhos, colagens entre outras técnicas. Apesar de ter uma estrutura geral semelhante a um livro, a obra é na verdade um objeto de arte que fala por si próprio. Segundo Eustáquio, o nome Aberto pela Aduana foi escolhido para estimular a discussão entorno das múltiplas violações do corpo negro, desde o tráfego negreiro aos dias atuais.
Aduana, vale lembrar, é o nome dado a repartição governamental de controle do movimento de entradas (importações) e saídas (exportações) de mercadorias para o exterior ou dele provenientes. E é justamente neste ponto que as relações envolvendo a objetificação de milhares de corpos negros durante o tráfico atlântico e, na contemporaneidade, com os estratosféricos números de mortes por causas violentas de jovens negros em todo o território nacional, são traçadas."
Especificações técnicas:
Formato: 21x21cm
52 páginas
Papéis: Masterblank e Munken
Tiragem: 380 exemplares
Tiragem especial: 20 exemplares (com acabamento manual feito pelo artista)
Impressão Ipsis Gráfica
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Edição de 2022
ISBN: 978-65-89233-25-1
Rios em flor - Helena Rios

O PROJETO
“Rios em flor” é um livro de poesia visual. Traz imagens em preto e branco, feitas entre 2011 e 2021, além de um texto de Helena Rios e um texto de Leo Divendal, artista e professor holandês.
A produção do livro será feita com materiais nacionais. Na elaboração do livro e desta campanha, decidiu-se investir na contratação de diferentes profissionais e empresas que trabalham promovendo a arte e a cultura, a fim de contribuir com uma rede local de produção.
A AUTORA
Helena Rios nasceu em 1982, em São Paulo. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP em 2007 e iniciou os estudos e seu trabalho com Fotografia Autoral em 2008. Hoje desenvolve seu trabalho artístico, atua como fotógrafa freelancer e desenvolve projetos de livros (desde a concepção até a produção gráfica). Desde 2011 participa de exposições já tendo exposto no Brasil, França e Argentina. Participou, em 2012, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 de intercâmbios e residências artísticas em Amsterdam, Holanda, e em Taulignan, França. É membro do Territoire Sensible, com Fabiana Figueiredo, Pierre Devin e Marcelo Greco - uma plataforma franco-brasileira de reflexão e atuação com a fotografia. É membro d'A Barca, grupo composto por 19 fotógrafos e orientado por Marcelo Greco.
https://www.instagram.com/helena.g.rios/
QUEM PUBLICA
A publicação deste livro é fruto da parceria entre Editora Origem e selo Rios Greco.
Especificações técnicas:
Formato: 21x21cm
52 páginas
Papéis: Masterblank e Munken
Tiragem: 380 exemplares
Tiragem especial: 20 exemplares (com acabamento manual feito pelo artista)
Impressão Ipsis Gráfica
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Edição de 2022
ISBN: 978-65-89233-25-1